segunda-feira, janeiro 09, 2006

 

A MINHA GATA PRETA








Chama-se "BAGUERA"
(como a pantera do Livro da Selva)
A minha gata é especial.
Claro que todos dizem que os seus animais são especiais.
Passam a ser especiais logo que começam a "ser de alguém".

"Ser de alguém" é algo muito especial.
Mas pouca gente sabe disso. Ou melhor, só passa a saber dar valor a isso quando deixa de ser especial. Os gatos já nascem com essa sabedoria.
Talvez por isso a minha gata tornou-se ainda mais especial, pois tem consciência que é bom "ser-se especial" aos olhos de alguém.
Ela sabe ler, escrever e contar.
Lê palavras e pensamentos.
Escreve cartas e tratados filosóficos sobre a inexistência de tempo, enquanto nós andamos a questionar se Deus existe ou não.
E conta-me tudo o que eu não sei.
Ontem avisou-me que Lisboa ia novamente começar a tremer.
Às vezes não entendo o que ela diz...não admira pois somos bastante mais estúpidos que os gatos. Mas com o tempo e a convivência já consigo entender algumas coisas.
E também me conta muitas histórias antigas. Que se passaram há muitos nevoeiros atrás( como para os gatos não há tempo, eles falam em "nevoeiros"...???!).
E passa horas a contar-me essas histórias verdadeiras através do meu umbigo.
Não se consegue ouvir nada do que os gatos dizem com os nossos ouvidos.
Somente através do umbigo.
Aliás nascemos com umbigo só mesmo para conversar com os gatos!
A minha gata põe-se em cima da minha barriga e sussurra-me histórias de há muitos "nevoeiros" atrás até eu adormecer.
É a gata companheira das frias madrugadas.
Por isso é preta: para que eu consiga sempre achá-la na brancura das alvoradas de inverno.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?